De maneiras que quando terminei a operação, acordei atrapalhada com problemas respiratórios e hipertensão arterial meio grave, mas ainda tive tempo de perguntar que horas eram e finalmente a minha preocupação maior: onde é que estão as minhas cuecas? Até hoje nunca mais soube delas. É que sabem, depois de uma anestesia geral uma pessoa pode acordar grávida sem sequer se lembrar. Não lembrar foi a parte boa. Ficar sem as cuecas foi a parte necessária e cómica. Passar mal, foi porque fumo em demasia e fui avisada, e, ter hipertensão pela mesma razão.
Passei 3 horas nos cuidados intensivos. Depois, quando me consideraram estável levaram-me para o quarto as 2 e tal da manhã o que foi 1 bela hora porque ainda a noite era 1 criança claro, menos para mim. Dores abdominais, medo até de respirar, medo de tudo, aquilo parece como nos filmes, levam-nos na cama e só vemos luzes por cima de nós. É uma confusão mental muito grande. Foi a minha primeira experiência neste tipo de acto clínico.
De manhã muito cedo, mal dormi com medo de me mexer, toca a levantar para tomar banho. Era tudo o que eu não queria, mas lá fui e sozinha. Não consegui descalçar umas meias especiais que me colocaram mal entrei e, que conservei até no bloco operatório. Pedi ajuda para descalçar as meias e tomei um duche rápido. Meti-me na cama porque era confortável e porque só sentia era sono. Uma coisa terrível o sono. Ás 11:30 deram-me alta e pareceu-me mal. Estava a gostar de estar ali onde me sentia segura. Mas antes, na hora do pequeno almoço: o que é que bebe? Eu disse um chá. A meio da manha trouxeram um iogurte e ao almoço, sopa rala e sumo, bebi o sumo. Vesti-me, fui visitar a Liliana e saí. A minha amiga veio buscar-me e levou-me a casa. Serviu-me um chá, fez-me a cama toda supimpa e fez-me sopa rala. De modos que na sexta feira estive apenas a soro, que alimenta mas não tira a sede,essa parte foi um horror que se manteve até ao dia seguinte á cirurgia.
Estou de baixa e agora tomam conta de mim, coisa a que não estou habituada há muitos anos e é bom. Serviu também para me lembrar da amizade que é essencial agora e sempre e os afectos tem andado um pouco esquecidos ou postos de lado, mas a vida é madrasta tantas vezes.
Vou passar dois meses a dieta líquida.
Hei-de conseguir!
Depois venho aqui contar.
Hasta.
Ps - Há 3 dias que só ingiro líquidos, acham normal?