hoje e nao amanhã...


olá a todos,


semana passada estiveram aqui em casa uns amigos especiais. Não que os amigos não sejam especiais. Todos são. Estes são diferentes digamos assim, porque novos, porque amigos de amigos, porque inusitados e inesperados, porque sim...então...dois deles são Bombeiros Voluntários, daquela raça que todos nós gostamos e que tantas vezes ignoramos, porque de alguma forma fazem parte do que é obrigatório nem sei. Um deles, o Hugo, faz parte dos Bombeiros Voluntarios de Favaios (concelho de Alijó), a namorada, Bekas também faz.
São putos giros. Aprendi muitas coisas com eles.
Iriam ficar espantados com as coisas que passamos a saber através de um Bombeiro. Bemmmmm, lá fomos passear um dia destes.
Monsaraz que é linda e abandonada'...é tão grande o Alentejo....' (ai só me apetece é comer duas moscas e cagar três...acabei de ouvir esta treva agora mesmo e passei por cima..acham normal?).
Visitamos a vila de monsaraz que continua linda e abandonada. Lá fomos ao café do Laparra que tem uma paisagem dos deuses, percorremos as ruas e a arena (pronto ja na devias beber mais nada porque já tás perdida...acabei de ouvir isto também)...como ainda estou de férias obrei. Depois de Monsaraz fomos procurar um chaparro para fazer um pic nic. Ora ora, depois de Abril a trampa dos latifúndios continua a reinar. Nao encontramos um chaparro disponível. Bemmmmm.....rumámos a Alqueva o tal do maior lago artificial da europa (desde a ultima vez que verifiquei ainda era o maior..). Depois de passarmos a ponte quase no fim da linha e antes da nova aldeia da Luz, encontramos um sítio meio ermo e fizemos um pic nic com mesas e bancos e muita limpeza. Gente zero. Só nós e uma comida magnífica. Muito riso e boa disposição. Fomos a beira de água e tiramos fotografias. Foi fixe. Trouxe umas pedras de xisto para pintar depois. E o que é que isto tem que ver com Bombeiros hum? Na vinda fotografamos o monumento ao bombeiro em Évora, parte de cima do capacete e na ida para Alqueva fotografamos um outro em Reguengos de Monsaraz, terra onde nasci. Os Bombeiros adoraram a homenagem...e, estão lindas mesmo. Chegamos já noite. Depois de jantar falamos um pouco de tudo e numa pausa perguntei-lhes...e então em resumo o que acharam de nós alentejanos e desta calmaria toda? Todos opinaram e foi muito bom de ouvir de facto. O Hugo Bombeiro de Favaios, com Favaios na alma e no coração disse: 'eu compraria um relógio...porquê porquê perguntamos nós!? para que pudesse atrazar o tempo...' homenagem melhor conhecem alguma?


Por alguma razão Miguel Torga era Trasmontano e comparava ambas as provincias...como ele tem razão...fez-se poesia por uns momentos e fiquei emocionada.


Obrigada por terem vindo.

'Em Portugal, há duas coisas gandes,
pela força e pelo tamanho:
Trás-os_montes e o Alentejo.

Trás-os-Montes é o ímpeto, a convulsão; o Alentejo, o fôlego, a extensão do alento.'
Miguel Torga.

(com a devida vénia...)










































Nenhum comentário: