memórias...

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs e eu.
depois, a minha irmã mais velha casou-se.
depois, a minha irmã mais nova casou-se.
depois, o meu pai morreu.
hoje,
na hora de pôr a mesa,
somos cinco,
menos a minha irmã mais velha
que está na casa dela,
menos a minha irmã mais nova
que está na casa dela,
menos o meu pai,
menos a minha mãe viúva.
cada um deles é um lugar vazio
nesta mesa onde como sozinho.
mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa,
seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo,
seremos sempre cinco.

(JOSÉ LUÍS PEIXOTO, in "A Criança em Ruínas"/ Edições Quasi)

estou sempre chateada.
quase sempre triste.
uns dias
disfarço melhor que outros.
hoje não disfarço.
este poeta é um génio.
vão ver.

3 comentários:

São Rosas disse...

Ah, pois é!

guida disse...

Sãozita, obrigada por estares sempre 'aí'.
Beijos.

São Rosas disse...

Só te "deixo" se quiseres ;O)