O TALEGO

Saco feito com retalhos de tecido, geralmente muito garridos e com cores alegres, que era utilizado para transportar e conservar o pão. Uma peça da cultura e tradição alentejana, que a pouco e pouco se vai perdendo, em detrimento do inevitável saco de plástico.

Pszito - Uso há anos como porta moedas e porta notas (quando as há)....lembram-se dos 'saquinhos' de pele/pelica marroquinos? São iguais, só que em pequenos retalhos. Já agora retalhos (neste caso) são restos de panos, restos de camisolas, camisas, etc. geralmente floridos. Tenho muitossssssssssssssss e são tão lindos.
Outro Pszito - Os meus talegos são em miniatura como na primeira imagem tá? (só assim naquela de ficarem a saber que não guardo lá miolos de pão :pppppppppppp)

3 comentários:

São Rosas disse...

Ah, bom! Já podias ter dito :O)

lady.bug disse...

:)
no sítio onde moro usa-se muito
e ainda tenho alguns costurados pela minha avó

Anônimo disse...

lady...eu uso todos os dias,desde há muitos anos. Primeiro usei os de 'pelica'...agora uso de retalho. É uma das minhas imagens de 'marca'...além do cigarro claro.
Beijo.